sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

feniletilamina,dopamina,endorfina...

Quando alguém se apaixona seu organismo é atacado por várias substâncias, dentre elas a feniletilamina. Uma simples troca de olhar, ou um aperto de mão, podem desencadear a produção de feniletilamina. Há mais de 100 anos que os cientistas conhecem esta substância, mas só recentemente é que os doutores Donald F. Klein e Michael Lebowitz, do Instituto Psiquiátrico Estadual de Nova Iorque descobriram a relação entre feniletilamina e a paixão.
A dopamina também é um importante neurotransmissor que guarda relação com a emoção amorosa. A euforia, a insônia, a perda de apetite, o pensamento obsessivo de quem ama, estão diretamente relacionados com os níveis de dopamina. A dopamina também, de alguma forma, está relacionada com as endorfinas, que são morfinas naturais fabricadas pelo cérebro. Elas são as drogas do prazer, seja ele sexual, ou simplesmente paixão.
É verdade que tudo isso acontece, mas não podemos dizer que a paixão pode ser explicada, somente através de equações químicas e liberação de substâncias, é muito mais que isso, algo único que todos experimentam e sempre querem mais!!!

Nenhum comentário: